quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Testagem sobre a conscistência das práticas inclusivas nas escolas: visão pessoal de Simone e Joseane - Professora Liliane Severo (questões 01 à 10)

1. Como a inclusão acontece? A inclusão ainda não acontece na sua totalidade, pois nas escolas podemos perceber que ainda existem as classes especiais concomitantemente com a inclusão nas salas de aula regulares.
2. Programas, métodos e recursos utilizados pelos profesores com alunos com necessidades educacionais especiais e também com os ditos "normais": Nas instituições que oferecem a inclusão podemos perceber que não há uma preocupação em oferecer recursos ou métodos diferenciados, há uma generalização, embora todos saibamos que é necessário respeitar as individualidades.
3. Práticas educativas que favoreçam a inclusão: Na verdade não somos nenhum modelo de práticas inclusivas, mas sim, estamos caminhando à passos lentos e pequenos numa real atitude de mudança social.
4. Integração de professores comuns e educadores especiais: Os dois tipos de profissionais encontram-se em lados opostos, sem trocar experiências e/ou apoio (a grande maioria).
5. Ambiente de trabalho que ofereça apoio ao professor: São poucas as instituições que oferecem espaço para partilha e formação. Além disso, ainda há profissionais que não admitem necessitar de ajuda.
6. Atividades extracurriculares versus PNEE: Geralmente as pessoas com necessidades educacionais especiais participam apenas da vida acadêmica.
7. Sistemas de apoio como forma de superação na vida escolar de um aluno PNEE: Quanto ao sistema de apoio, ele é acionado em raras ocasiões, ainda possuindo falhas no seu quadro pessoal.
8. Pais de alunos com NEE na escola: Os pais podem até participar da comunidade escolar, porém pouquíssimas vezes eles poderão experenciar a vida escolar do filho.
9.Currículo escolar para o aluno com necessidades educacionais especiais: Muitas vezes o currículo não é adaptado ao aluno com NEE, muito menos o projeto de ensino-aprendizagem.
10. Avaliação: Muitas vezes as avaliações não dão apoio nem aos "alunos normais", quanto mais aos alunos com NEE. Esses são excluídos ou deixados à margem desses procedimentos quantitativos.

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